Novo vídeo – Como fazer o seu DCP com o DCP-O-Matic

Este vídeo está publicado desde junho no canal do YouTube do Blender Velvets, mas só agora deu tempo de fazer o post.

Inevitavelmente, se você quiser passar seus filmes em um cinema digital, terá de gerar um DCP. É o caso da rede de salas da SP Cine, que cobre os CEUs de São Paulo, por exemplo. Nem toda gente sabe, mas os projetores digitais de cinema são conectados a um servidor, que nada mais é do que um computador onde os filmes são inseridos (ou “ingestados”, no jargão da indústria). Este servidor roda Linux. Sim, nas principais salas de cinema comerciais.

O Digital Cinema Package é um tipo de pacote composto por várias faixas – vídeo, trilhas de áudio, legendas. É o formato padrão da indústria e é o formato lido por estes servidores. Com o DCP-O-Matic, é possível transcodificar seu vídeo para DCP em casa, a partir de um computador comum. Como o programa é livre (FOSS), isso faz com que a exibição dos filmes fique um pouco mais próxima de estúdios ou videomakers independentes.

Em 2013, na época do Floresta Vermelha, este mesmo processo teve de ser feito usando o Open DCP, o que o tornava possível, mas bastante incerto. Já o DCP-O-Matic foi pensado para automatizar e simplificar todas as etapas. Ficou super fácil. =)

Este tutorial de uma hora foi criado a partir de um pedido vindo da própria SP Cine, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas à criação de DCPs. Junto com o especialista Thiago André, doutor pela USP, passamos por todos os passos, levantando as principais dúvidas que podem aparecer no caminho. Taí, agora é só fazer!

Se você quiser o mesmo vídeo pelo canal da SP Cine, aí vai:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *